sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Os eternos idiotas

É inacreditável, passadas as eleições e com quatro anos pela frente para as próximas eleições federais, a classe política confirmou o quanto nos julga idiotas e tenho de reconhecer, eles estão com toda razão, a ínfima minoria que não o são, possui ainda só uma pequena parcela que se rebela contra esta condição, o que nada significa em matéria de preocupação ou cautela, por parte desta classe dominante.

Alguém percebeu, que a freqüência dos parlamentares no congresso, bate todos os recordes, nesta época pré festas e porque? Porque é o momento para legislar em causa própria, para aprovar aumento do próprio salário, acrescentar emendas para si e seus apaniguados, enfim, para eles o período mais produtivo do ano. Às vezes são tão escandalosas as falcatruas, que algo é pego fortuitamente, por algum jornalista mais atento, como no caso das emendas para eventos "culturais", sendo pego com a boca na botija aquele folclórico senador, com nome de bebida, escrito errado, aliás suplente de outra figura exponencial do meio político, Joaquim Roriz, que só não foi eleito porque o escândalo seria tão escabroso, que o judiciário constrangido invalidou sua candidatura e olhem que quase elegeu a esposa no seu lugar......

Brasília é um retrato deste país, um amontoado muuuito denso de idiotas.

Mesmo com esta exposição na mídia, de algo como estas falcatruas, não se sentiram constrangidos em votar, com incrível eficiência, o aumento dos próprios salários, afinal o "povo" (leia-se idiotas) está feliz, 87% julgam o grande líder maior ainda, enfim vivemos o melhor momento da história deste país........

Não chega a ser uma mentira, pois o grande líder, ao contrário dos políticos profissionais (Sarneys, Rorizes, Calheiros, Argelos.....), soube enxergar que primeiro o pão e circo, de preferência sólidos e estáveis, depois o céu é o limite, tudo será aceito e desculpado, não importa o que se faça, a moral e a ética sequer são compreendidas pela grande massa de idiotas, garanta um emprego e um crediário adequado aos seus salários, tudo será perdoado.

Eu tenho de reconhecer, que houve um resultado positivo para esta massa de idiotas e que no cinismo endêmico que povoa nossa sociedade, que importa se alguns roubem, desde que façam o país funcionar. A velha doutrina do Adhemar de Barros, pouco citado mas atentamente estudado pelo grande líder e seus assessores. Foi implantado o regime da amoralidade, será que a ex guerrilheira seguirá este caminho amoral? Sou seu contemporâneo e apesar de divergir de suas convicções políticas, sempre respeitei o fato de que arriscou a vida pelos seus ideais, por mais equivocados que possam ter sido, fui um admirador de figuras como José Genoino, José Dirceu, quanta ingenuidade!!!!

Tenho como formação de caráter básico, que devemos respeitar o direito dos outros de nós discordarem e vice versa, só não me ensinaram a aceitar o esbulho, a roubalheira, a desonestidade intelectual, a impunidade programada. Este é o verdadeiro mal que resultou destes oito longos anos de amoralidade explícita. Não sei se esta amoralidade, é resultado de um conformismo resignado, que se firmou para ficar. Lembremos que nesta eleição, vários Tiriricas foram eleitos, o que demonstra que preferimos brincar de eleição, o que proporciona a eternização, dessa classe política dominante, que usa os Tiriricas para trazer os verdadeiros asseclas, para ajuda-los a se perpetuar.

É, nos resta esperar os primeiros seis meses do governo da ex guerrilheira, para termos uma idéia, do que nos espera nos próximos dez anos.

Que nós todos tenhamos um bom ano novo, num país menos parecido com o resultante da Revolução dos Bichos (Animal Farm) de George Orwell.

Realidade

Passadas as eleições e a ressaca atenuada, vemos que o país continua o mesmo, os políticos voltam à habitual espontaneidade, o povo retoma a sua rotina de sobrevivência, esquece-se as polêmicas oportunistas da campanha. Agora é o período do toma lá, dá cá dos cargos no novo governo e o grande jogador do momento é o PMDB, de longe o partido mais fisiológico, que há muito tempo descobriu que estar no poder é bem menos importante que estar com o poder. O novo vice presidente é bem diferente daquele senhor que passou os últimos oito anos lutando com um câncer implacável, o Sr. Temer é bem mais matreiro, apesar de não ser mineiro e será muito menos maleável. Agora diga a verdade, você compraria um carro usado dele?

A nova presidente (ou seria presidenta, como ela quer?), num primeiro momento pareceu ser a marionete nas mãos do seu criador, entretanto nos últimos dias parece ter dado sinais que talvez tenha um pouco mais de personalidade, quem sabe não tenhamos uma boa surpresa, afinal a esperança é a última que morre. De qualquer maneira eu , no começo do governo Lula, fui iludido e também fiquei surpreso, com as primeiras atitudes do grande líder, tendo caído na real pouco depois, com o início dos escândalos do Mensalão e outros tantos que se sucederam nestes longos oito anos. O grande líder (minúsculo mesmo) dá sinais de que pretende ser o real governo de sua sucessora, nem disfarça em suas declarações, suas intenções de permanecer um poder paralelo. Vamos ver logo o que sucederá, a meu ver será oito ou oitenta, ou Dilma será um fantoche na mão de Lula, ou coloca-lo-á no seu devido lugar. Dizem que ela é um osso duro de roer, espero sinceramente que sim. Quem sabe a oposição, liderada por Aécio tenha um desempenho mais competente.

Enquanto isso este congresso (minúsculo sim) com tantos "parlamentares" em fim de mandato, continua medíocre como sempre, aquele programa semi humorístico, o CQC consegue demonstrar que o futuro Tiririca não está só, o nível de seus futuros colegas, na sua maioria, não é muito superior ao dele. O caso Tiririca só vem confirmar que somos um bando de idiotas, quando o assunto é eleição. Vi muitas manifestações oriundas do nordeste, em que dizem que ele foi eleito em São Paulo e que os paulistas tem baixo nível, pois bem ele seria eleito em qualquer estado em que se candidatasse, pois o povo idiota não é exclusividade desta ou daquela região, somos uma grande, enorme, massa de idiotas, individualistas que não tem a menor noção de coletividade, adoramos criticar sem olhar para si mesmos e assim permaneceremos enquanto continuarmos ignorantes, como querem os políticos que decidem as prioridades para nós. Enquanto isso continuamos a votar nos Tiriricas, Jader Barbalhos, Renan Calheiros e outros tantos, que se protegem num sistema judiciário,ineficiente, corrupto, que se justifica por pretensamente manter o Estado de Direito. A nossa suprema corte, atualmente é quase toda nomeada pelo grande líder, que estrategicamente sustentará seus planos e protegidos por cerca de mais uma geração. Ele sem dúvida é o político mais competente na história desse país, como gosta de dizer e não pensem que ele esconde suas ambições, não é a toa que ele se dá bem com Chávez, ele é infinitamente mais hábil que aquele troglodita leão de chácara.

De qualquer maneira teremos mais quatro anos, até as próximas eleições, onde continuaremos a ser tratados como idiotas, pelos políticos que a cada eleição tem confirmado este conceito, basta continuar a assistir as entrevistas dos mesmos na mídia. Afinal eles tentarão nos impingir de novo a famosa CPMF, com alguma variação na sigla, pois eles sabem que nada os impedirá recriar mais impostos, para financiar suas falcatruas, suas emendas parlamentares, que complementarão as receitas que financiarão seus planos de poder.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Segundo Round

Parece que teremos um pouco mais de sal nesse segundo round? Pelo menos não dormi no primeiro debate, apesar de não ter presenciado nada de emocionante, apenas não foi o soníferos apresentado no primeiro round.

Apesar dos amigos, que entendem bem mais que eu de marketing político, acredito que se baterem na tecla da corrupção, da manipulação de cargos, do tráfico de influência, um pouco disso entrará na cabeça do povão. É só deixar claro que um dos obstáculos para a criação de empregos são estes fatores. O caso Elenice Guerra inegavelmente deixou uma marca negativa na candidatura Dilma, só acho que faltou um pouco de ênfase no assunto. O fato dela ter sido afastada tornou quase impossível negar a veracidade do tráfico de influência por ela exercido. Uma boa parte dos votos da Marina, foi de gente que, com razão, sentiu uma imagem correta e honesta nela. Mesmo Serra, em alguns momentos, deixa uma certa desconfiança, afinal já tinha começado a fazer promessas que dificilmente cumprirá, sem fazer um estrago nas finanças do país.

No fim o que parece ter afetado muito a imagem de Dilma foram suas declarações contraditórias para ouvintes diferentes, sobre o tema do aborto. Estranhamente concordo com sua posição sobre o assunto, é sim um problema de saúde pública. Entretanto ainda bem que deu este tropeço, pois grande parte da responsabilidade deste santo segundo round, advém deste tema. Eu pessoalmente acredito que esse assunto só encontrou eco nos movimentos religiosos, que tem inegável influência na votação, o povão nem está aí para este assunto, eles são a principal fonte de faturamento destas clínicas clandestinas, que possibilitam um custo acessível para os menos abastados........

Esta tentativa de transformar Dilma numa devota religiosa, não engana nem o mais ferrenho idiota, ele pode votar no TIRIRICA, com quem se identifica, mas tem uma certa hesitação em avalizar um suspeito religioso de última hora, não se brinca com Deus, mesmo Ele sendo brasileiro. Todos sabem que pela própria natureza dos que militam no PT, são incompatíveis com a religiosidade, não importa o que digam. Aquela cara bondosa de Dilma na sua propaganda, lutando ferrenhamente pelo direito à vida, não engana nem o mais idiota, eleitor de TIRIRICA, este sim na sua santa ignorância e analfabetismo, um sincero incapaz.

De qualquer maneira, o resultado da votação, naqueles oportunistas induzidos pelos partidos a puxarem votos, não tiveram o sucesso que o "establishment" político previa. O ladrão de vasos, a mulher pêra, ou sei lá que fruta, os cantores bregas, na sua grande maioria não tiveram votação digna desse nome. O Netinho teve uma votação expressiva, mas pela primeira vez me fez torcer por Marta Suplicy, aquela cabotina insuportável, mas infinitamente melhor que o espancador de mulheres. Alguns poucos políticos exóticos, como Romário, Bebeto e uns poucos outros tiveram sucesso e foram eleitos, quem sabe nos surpreendem positivamente, apesar de eu continuar cético quanto a isso.

Esperamos que esta novo round, mantenha até o fim uma certa esperança que alguma coisa mude nos próximos quatro anos. Lembrem-se que a sombra de LULA, ainda vai nos assombrar por um bom tempo, com Dilma eleita ele vai exercer uma forte influência no governo, já que ela ainda não tem nem o cacoete de político que é necessário para governar este imenso país, que por oito anos esteve sob a pata politicamente competente do "Grande Líder".

A real grata surpresa foi a votação em Marina, que dá uma esperança que tenhamos pelo menos uns vinte milhões de eleitores, não tão idiotas, quanto os políticos julgavam, estes tenderão a ter um pouco mais de cuidado com o que fazem publicamente. Isto sim uma tênue luz no fim do túnel.

VAMOS LÁ PESSOAL, HONREM OS VOTOS QUE FORAM DADOS A MARINA, FORAM VINTE MILHÕES DE CONSCIENTES, JÁ É UM COMEÇO.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Avacalhação II

Não posso deixar de notar, que a avacalhação é uma postura característica de nós eternos idiotas. Alguém tem prestado atenção, às discussões sobre a elegibilidade, ou não desta leva de candidatos? Prestaram atenção aos julgamentos do nosso "SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL"? Tudo neste país, se resume a casuísmos, por mais ultrajantes que sejam, para eles, quem se dispõem a votar num TIRIRICA, BETINHO ou RONALDO ESPER (lembram-se do ladrão de vasos de túmulos em cemitérios?) e uns tantos outros, que minha censura inconsciente não me deixa lembrar, não merece nem a consideração de ser respeitado, quando expuseram suas profundas considerações jurídicas, sobre a constitucionalidade ou não de impedir a eleição, de um semi ou total analfabeto para nosso congresso, afinal uma vez lá pouco importa sua familiaridade com a língua mãe, afinal somos todos filhos da..........., na ótica deles. Estamos a dois dias da eleição, mais importante dos últimos tempos (para "eles") e pouco importa.

Quando alguns de meus eventuais leitores, me criticam por generalizar o conceito do eleitor idiota, até acredito que a grande maioria compreensivelmente não se julgue idiota, a menos que venham a sofrer um agudo caso de autocrítica, mas se não são conscientemente idiotas, inconscientemente agem como tal.

As informações sobre os candidatos estão disponíveis, basta procurar depois de escolher algum. Você faria amizade com alguém que o tivesse gravemente ofendido e isto publicamente, com razão ou não? Acredito que não, eu pelo menos não, já observaram as alianças nestas eleições? São a maior indicação de que na prática política, não existe algo como honradez e vergonha na cara, só para dar um exemplo mais patente, alguém imaginava o Osmar Dias e o Requião juntos na mesma chapa, no Paraná? Eu casualmente vivo no Paraná, daí o exemplo, eu tenho certeza de inúmeros exemplos semelhantes ou piores. No que me concerne sempre tive a impressão de que Osmar Dias tinha um perfil até fora do padrão para os políticos, agora não dou meu voto para ele de maneira nenhuma, quem se alia com o aparentemente pior inimigo, tem capacidade para coisas muuuuito piores. É realmente muito difícil votar neste país, é desanimador, mas como sempre fui ensinado, quem não vota não pode reclamar, tem de ficar caladinho, preferível tentar acertar, do que se omitir, a omissão é o pior dos "crimes", ela só favorece estes políticos "maleáveis", distribui o poder de uma maneira extremamente idiota, consolidando a avacalhação em que vivemos.

Gastem um pouco do seu precioso tempo, informando-se sobre quem vão dar o seu voto. Consultem o site do Tribunal Superior Eleitoral, lá encontram tudo que foi levantado sobre os candidatos, inclusive se eles sabem falar e escrever o próprio idioma. É muito mais simples do que vocês pensam e é um pequeno preço a pagar, para parecerem menos idiotas perante os políticos, que vão ser guindados ao Congresso.

DOMINGO DEMONSTREM UM POUCO MAIS DE INTERESSE, NEM QUE SEJA SÓ UM EXERCÍCIO DE MÍMICA...........

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Conformismo Geral

Temos visto nos últimos dias, o que ocorre com relação ao julgamento, no STF, da aplicabilidade da "Lei Ficha Limpa" a esta eleição, que aparentemente podemos ver um certo grau de revolta, pela manobra de Joaquim Roriz para preservar sua candidatura. Muito bem isto não deixa de ser um bom sinal, que a massa dos eleitores assim demonstrem sua indignação. Entretanto acompanhando ao referido julgamento, nos deparamos com o Presidente deste importante tribunal Ministro Cezar Peluzzo, argumentando a favor da referida manobra. Não tenho a pretensão, de analisar tecnicamente tal posição do referido Presidente, entretanto junto com ele votou o Ministro Tófoli, que foi posto lá por nosso grande líder, se observarmos os votos em vários julgamentos desde que assumiu, todos eles foram a favor dos interesses do governo, nessas causas. Esse é o grande problema do atual governo, ele aparelha todos os níveis dos serviços públicos, inclusive nos mais altos níveis do judiciário, o que é necessário, estrategicamente, para seus planos de poder a longo prazo.

Volto e insisto em dizer, que não tenho a pretensão de ser o "que tem um olho em terra de cegos", mas vejo tudo isso ocorrer, sem que as forças moderadas e realmente democráticas, se manifestem, exceto em alguns casos isolados, onde com o passar do tempo, com a baixa do interesse inicial, o assunto morre.

Eu entendo que é difícil ser oposição a um governo, economicamente tão bem sucedido, entendo que não adianta ficar martelando que grande parte desse sucesso é devido a algumas realizações do governo anterior, entretanto ninguém realmente ataca a corrupção desbragada, que vimos nestes últimos 8 anos, ninguém se indigna com o desprezo ostensivo de nosso grande líder pela ordem institucional, ele só está testando a reação das pessoas aos seu posicionamentos e já percebeu, como já me disseram, que cinicamente existe, junto à grande massa, um conformismo quase irreal, com o conceito de que todo político é corrupto e ladrão e que bater nesta tecla não dá em nada. É um conformismo, suicida, que a longo prazo vai viabilizar a  manutenção, desses que aí estão no poder e a volta dos Dirceus, Rorizes, Malufs da vida ao poder também.

A mim me parece, que se houvesse interesse e a mídia mantivesse os escândalos em evidência até o esgotamento do assunto, as pessoas teriam um pouco mais de informações e exposição sobre o que acontece em nosso Congresso e na administração do país.

O povo, compreensivelmente, só tem interesse real, na manutenção do emprego, na obtenção dos bens com que sonham, em se alimentar melhor, mas se de maneira simples e compreensível, objetivamente entenderem que esta bandalheira toda, este nepotismo, esse tráfico de influência, na realidade impedem que seu acesso ao emprego, o custo do que almejam conseguir aumenta, compromete o custo do que gosta de comer, talvez seja uma maneira didática de aumentar o inconformismo em contraponto com esse conformismo geral, que governa nosso eleitorado há tanto tempo.

Ouvindo as considerações da Ministra Carmen Lúcia, no seu voto, dá uma esperança de que ainda é tempo de salvar a nossa mais importante corte do judiciário, apesar dos Tófolis da vida.

Este escândalo todo, na Casa Civil, parece ter feito algumas marolas, no caminho impávido da eleição de Dilma, uma luz no fim do túnel? Não acredito, vai prevalecer o voto idiota nos Tiriricas, e Cacarecos humanos, que podem sim tomar posse. Nosso sistema eleitoral está muito longe de ser algo destinado a criar uma real representação do povo no Congresso.

VAMOS LÁ! A ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE, TRÊS VEZES SALVE A ESPERANÇA..........

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Os eternos Idiotas

Nossa classe política não tem porque desconfiar, que estejamos menos idiotas do que eles sempre nos consideraram. Eles tem a convicção irredutível que nada que seja feito, a nível de governo e poder, possa vir a atrapalhar seus planos de poder. Basta ouvir nosso grande líder e seus asseclas e comparsas (ou seriam companheiros), para ver claramente que continuamos os idiotas de sempre. A cada declaração de membros do governo negando envolvimento com a quebra do sigilo fiscal de uns tantos adversários, mais fica patente o seu desprezo pelo estado de direito. Afinal o que o povo (idiota) entende por sigilo fiscal? Para nós idiotas, de que serve este sigilo? Quem poderia se interessar, por informações sobre declarações que não tem nada a esconder, até porque não tem nada a declarar? Por outro lado acho perda de tempo procurar "pêlo em ovo", nos segredos fiscais dos adversários, seja lá o que encontrarem, o que poderia chocar esta horda de idiotas, que votam no "Tiririca", "Amado Batista", "Netinho" e tantos outros "Cacarecos" humanos.

Era adolescente quando elegeram o rinoceronte "Cacareco" vereador de São Paulo, achei engraçado, uma forma de protesto, já naquela época nossa política era pouco séria e muito corrupta, o tempo passou e o "Cacareco" se sofisticou (literalmente), tornou-se humano, pode tomar posse e levar consigo, neste sistema eleitoral, um monte de Cavalos de Tróia, que nunca seriam eleitos pelo voto direto. Dá vontade de desistir, ignorar essa nojeira toda, mas isso é pior que votar nos "Tiriricas" da vida, é exatamente isso que os detentores do poder querem, cada omissão e voto nulo, reverte a seu favor, o sistema foi idealizado para isso, esta é a verdadeira razão de não termos um sistema de educação decente, quanto mais ignorante a grande massa, mais fácil é perpetuarem-se no poder, não sem antes se associarem com os corruptos que os apóiam, desde que possam continuar a saquear os cofres públicos. Mesmo os sistemas "comunistas" eram corruptos, como se viu quando caíram. O dinheiro público não é de ninguém, está lá pra ser levado, para financiar campanhas políticas milionárias. Acham que o Maluf roubava para enriquecer? Não, ele roubava para financiar sua permanência na política, o que viabilizava seu acesso aos infindáveis fundos públicos. Foi simples para os Petistas aprenderem isto, os poucos honestos e idealistas de suas hostes, quando perceberam isto, saíram para outros partidos de esquerda, ou fundaram novos partidos como o PSol. Respeito estes, apesar de descordar de sua filosofia política, porém nunca chegarão ao poder. Quem chegou, como nosso "Grande Líder", sabe que a permanência no poder, vem junto com a corrupção. E seu sucesso, gradualmente lhe sobe à cabeça, inflando seu ego a ponto de a cada dia que passa, se sinta mais e mais acima da lei. A história já viu isto ocorrer no passado, esperamos que não sejamos mais um exemplo da criação de um novo autocrata, travestido de humilde cordeiro.

Esta eleição será, provavelmente a mais decisiva e importante de nossa história, pena que tudo indica que o mal predominará, não que a pífia oposição seja um exemplo de retidão, apenas acreditam que não estão tão acima da lei e portanto são um pouco mais cautelosos nas sua falcatruas.

Nos países ditos desenvolvidos, a corrupção é muito forte, mas não a ponto de afrontar as instituições, sustentadas por povos não tão idiotas como nós. Lá não brincam com o poder de mobilização das massas, basta ver o noticiário internacional.

EM MENOS DE 25 DIAS, VAMOS VER SE OS "TIRIRICAS" PREDOMINARÃO, AFINAL A TIRIRICA É UMA DAS PRAGAS MAIS RESISTENTES DA NATUREZA.........

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

A politização/mercantilização da Fé

O que mudou nas religiões? Lembro-me de quando era criança, que ir à missa aos domingos era algo rotineiro, natural, nem tanto para mim, pois meus pais não eram praticantes, apesar de me estimularem a participar, pelo menos para eu conhecesse o assunto e um dia pudesse optar a ser ou não praticante, ou que pudesse escolher entre as religiões e mesmo pela ausência delas. Não vou entrar no detalhe da minha escolha, ela é pessoal e só interessa a mim, entretanto com o passar dos anos, senti uma mudança na maneira como as pessoas vêem as religiões. Estas gradualmente passaram a ter mais escolhas, com o advento aqui das evangélicas, que tomaram corpo nos EUA e aos poucos descobriram o potencial comercial deste tipo de culto.

Eu sei que algum leitor deste texto já deva estar pensando em defender o próprio culto, calma, respeito o direito das pessoas acreditarem naquilo que lhes convém ou que os satisfaça espiritualmente. Meu ponto de vista se refere ao fato de que no passado, a crença religiosa era algo privado e pessoal, é claro que os pastores sempre tentavam fazer crescer seu rebanho, mas era um assédio relativamente discreto. Hoje em dia, me parece que o lado comercial das religiões aparenta ter assumido uma importância preponderante. Moro numa cidade em que o número de igrejas, templos, ou seja lá o que forem, são em maior número do que restaurantes, lanchonetes, postos de gasolina, que são tipos usuais de comércio repetitivo. Já vi templos, cujas dimensões e localização mais se parecem com lojinhas, cada uma com um nome mais exótico que a outra. Todas são uma variação, sobre um mesmo tema.

Como disse acima, cada um acredita no que lhe convém ou o satisfaça, o que não me parece razoável é cobrar por esta crença e não é pouco o que é cobrado, tira toda a espontaneidade do culto, que vende curas, direito ao paraíso etc. O mesmo ocorre com outras religiões, onde a contribuição deveria ser algo espontâneo, afinal há um custo para manter o funcionamento de um templo. O que não me parece razoável é explorar a boa fé de alguém, que procura conforto espiritual, vendendo direito ao paraíso, curas para males de saúde, lembram-se da venda de indulgências na época de Martinho Lutero? O resultado foi o aparecimento do luteranismo, uma nova versão da igreja católica, que repudiava esta mercantilização, que com o passar do tempo voltaram-se a esta prática.

Minha intenção em abordar este assunto, é chamar a atenção sobre o fato, de que as religiões deveriam ser um assunto de foro íntimo, algo que não deveria estar sujeito, a interesses comerciais de supostos pastores, lembram-se de Edir Macedo ensinando seus “pastores”, a literalmente arrancar dinheiro dos fiéis? Até onde entendo, o chamado dízimo deveria ser uma contribuição espontânea, destinada ao custeio do templo, do sustento e alimentação dos pastores e as eventuais sobras distribuídas entre os necessitados........... Este é talvez um conceito antiquado da religião. Esta mercantilização das religiões, parece ter resultado na politização das mesmas e conseqüentemente, seu uso para fins políticos, que tem alimentado conflitos ao redor do mundo, nos últimos vinte e cinco anos, quando da falência do comunismo, como sistema econômico e polarizador ideológico de conflitos. A religião revelou-se um combustível, muito mais eficiente para alimentar e motivar lutas infindáveis, que no fim servem a interesses econômicos comerciais. Um conflito precursor desse tipo de uso da religião foi o aparentemente eterno conflito na Irlanda do norte, supostamente motivado pelos desentendimentos entre católicos e protestantes, quando a principal motivação era econômica e sua duração, mais de setenta anos, foi devida a esta aparente motivação religiosa. Não vou adentrar numa análise histórica destes conflitos, até porque não sou tão versado em história, para isso estudem Eric Hobsbawn, este sim um grande e talvez o maior historiador vivo. Minha intenção é chamar atenção, para o fato de que a prática religiosa parece ter perdido a espontaneidade, indispensável para o conforto espiritual sincero. A meditação, a introspecção são a procura da paz interior, da tranqüilidade e da paz de espírito alcançada por si só, ou com a ajuda de alguém realmente sincero e não um vendedor de milagres, indulgências, ou o paraíso, com ou sem virgens, como no islamismo. O objetivo das divindades, com a sua ética fundamental, na maioria das vezes irrepreensível, é o bem. A ética das religiões, com alguma eventual exceção, é positiva e voltada para o bem, entretanto o conceito desse bem, varia conforme os costumes de cada povo, que deu origem a esses conceitos éticos, mas em nenhuma das religiões que tenho conhecimento, a compra de indulgências ou benefícios é conceito fundamental, esses benefícios seriam uma recompensa pela prática do bem, da caridade, do auxílio ao próximo, sem uma tabela de preços ou uma cotação de valores terrenos, trocados pela sua prática. É compreensível que há um custo para a manutenção dos templos, para a alimentação dos pastores, etc. e se você está satisfeito com seu culto ou religião, é compreensível que o suporte através de um dízimo espontâneo e dentro de um valor, compatível com suas disponibilidades, não o decidido por um suposto pastor, porta voz direto de sua divindade, seja ela qual for. Cansei de ver pessoas humildes separar até 10% ou mais de seus parcos salários, para seu culto, sob pena de serem impedidos de praticá-lo e para alcançar graças e benefícios. Quem os impediria? Um pastor qualquer que se arvora em interlocutor e intermediário entre o fiel e sua divindade?

Como já disse, acredito que a maioria absoluta das religiões e cultos, tem bons propósitos e são uma influência positiva, na organização e moderação das sociedades, agora que se tornem um comércio, destinado ao sustento de uns poucos pastores, iluminados e interlocutores das divindades, que são vendidas em troca de um dinheiro suado, obtido com trabalho e dedicação, de crentes ingênuos e predispostos a procurarem soluções para seus problemas, que não conseguem resolver por si mesmos, é abusar demais da boa fé destes.

Estas “novas religiões” aprenderam com as práticas da igreja católica, que ao longo dos séculos se tornou, proporcionalmente, o estado soberano mais rico da história. Se o excedente das riquezas amealhadas, tivesse sido distribuída entre os necessitados, estariam mais próximos da doutrina que pregam. Por outro lado não teriam podido indenizar as vítimas dos casos de pedofilia, praticados por alguns de seus pastores, com bilhões de dólares de seus polpudos lucros.

Sei que muitos que lerem este artigo, ficarão indignados com este infiel. Mas reafirmo minha firme convicção e respeito pelos propósitos de uma parcela sincera dos fiéis, que acreditam e praticam os conceitos éticos de seu culto, sem hipocrisia.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Frustração

O início da propaganda eleitoral gratuita, deixou um rastro de frustração, como pedir para um eleitor votar conscientemente, vendo o nível dos candidatos? A prática de colocar candidatos com alguma fama na mídia, para puxar votos para os que vão ser eleitos por proporcionalidade, é patética. Explica esta prática, à qual se apegam os partidos, principalmente os nanicos, destinada a colocar no congresso, futuros parlamentares que nunca seriam eleitos pela porta da frente. Lembram-se do finado Clodovil? Um dos deputados mais bem votados da história. Agora temos como candidato o "famoso" TIRIRICA, o que espera se eleger, com a chamada "vote em mim, pior não fica".... Será que não?

Há quem me chame de preconceituoso, retrógrado e outras "cositas más", não se trata disso, apenas acho que o mínimo necessário para alguém ser parlamentar, é ter segundo grau completo, ser razoavelmente alfabetizado (nem sempre quem tem segundo grau o é), saber o que vai fazer lá (TIRIRICA disse que quando estiver lá ele descobre o que terá de fazer).

Acompanhando esta campanha, que tem todo o jeito de ser vencida pelo governo, vemos o quanto a "oposição" está no caminho certo, da derrota também certa. Não vejo qualquer alusão ao lamentável padrão ético deste governo, não vejo bater até a exaustão nos episódios do mensalão e tantos outros fatos de lamentável memória. Este conceito elitista de ser elegante na campanha, característica herança de FHC, pode funcionar em países do primeiro mundo, aqui não existe nem instrução, nem educação (aquela do berço mesmo), que possibilite sequer entender o que seria essa elegância.

Não vejo a oposição bater firme na carga tributária (talvez porque no fundo gostem dela), na montanha de dinheiro desviada para financiar o projeto de poder de quem quer se perpetuar no poder. Alguém viu sinais de que algum dinheiro está sendo gasto, na reconstrução das zonas devastadas por aquela enchente de alguns meses atrás, no nordeste? E é lá que está o principal reduto eleitoral do nosso presidente, afinal as vítimas daquela catástrofe, continuam ganhando aquele monte de "bolsas" que tornam o "trabalhar" algo dispensável, além disso com o tempo acabam reconstruindo eles mesmos, os casebres miseráveis em que viviam e usando o que sobra das inúmeras "bolsas" recebidas.

Não tenho a prevenção de ser especialista em marqueting político, senão estaria prestando serviço para esses postulantes a parlamentares, estando provavelmente rico a esta altura dos acontecimentos. Entretanto basta ser curioso e se sacrificar, para ver uma amostra, não muito grande, do que será este "novo" congresso.

Alguns dos maiores escroques de nossa política, estão liderando as pesquisas de intenção de votos, lembram-se do Roriz, em Brasília, Jader Barbalho no Pará e outros tantos inomináveis, nestes tempos da ficha menos suja, onde só tribunais eleitorais não parecem se entender. Quem fez história foi Adhemar de Barros, aquele que dizia com a boca cheia, "eu roubo mas faço", filosofia assimilada por uns tantos, como o Maluf.

Enquanto isso o governo e seu "grande líder", navega nas ondas favoráveis do seu plano de poder. Prestem atenção no que ele diz, ele é um Chávez sofisticado (olhem no pai dos burros o significado desta palavra), muito mais esperto, um verdadeiro lobo em pele de cordeiro. Os grandes lideres da história começaram assim, Hitler (decididamente outro estilo) era um ex pintor de paredes semi analfabeto, Mussolini também um bronco demagogo, bem ao gosto dos latinos. Nosso "grande líder" não esconde que considera sua Dilma um instrumento para seu retorno, sem o estresse que Chávez está passando, rasgando a constituição, ele é bem mais sutil, entretanto com a eleição já quase ganha, tem deixado antever como vai passar os próximos quatro anos. Só não vê quem não quer e a "oposição" é claro.

Não posso negar que ele é muito inteligente, pois viu que só com um país economicamente organizado, que pudesse financiar suas inúmeras "bolsas", possibilitaria sua permanência no poder, algo que  as "elites" nunca enxergaram. Com toda a sua cultura e sua fantástica sociologia, FHC nunca realmente entendeu o que o semi analfabeto, que gaba-se de nunca ter estudado, viu com clareza. Agora quem vai pagar esta conta somos nós, elegendo os TIRIRICAS da vida para nos representarem em Brasília, a ilha da fantasia.

Como atacar as coisas boas deste governo? Como ficar falando sobre assuntos, que nunca serão compreendidos por um povo essencialmente ignorante (porque é conveniente), ataque o que é compreensível, que dói no bolso como a carga tributária, usando linguagem simples, como nosso líder sabe fazer tão bem. Parem de fazer promessas, nas quais ninguém acredita, sejam objetivos. Como não me considero nenhum gênio, acredito que se assim não fazem, é porque tem alguma razão e é´isso que me preocupa. Esta frustração que sinto, é com a indolência e omissão deste povo, que nem tem noção do quanto é manipulado.

FALTAM MENOS DE QUARENTA DIAS..........

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Só temos futebol?

 

Copa no final, o país caminha novamente para normalidade, volta a produzir, retorna ao dia a dia. Será que nossa identidade como povo, se resume ao futebol? È compreensível que a grande massa da população se entusiasme, mas só isso é capaz de mobilizar este grande e numeroso povo? Dunga provou, do alto da sua arrogância, o que é ser uma quase unanimidade e em pouco mais de 90 minutos, transformar-se no vilão de cento e oitenta milhões de pessoas. Fomos eliminados, muitos choraram, ficaram infelizes, procuraram culpados, teceram comentários sobre as causas dessa eliminação, fizeram análises infindáveis sobre o assunto, algumas extremamente bem elaboradas, deixando a impressão que o dito que “são 180 milhões de técnicos de futebol”, pode ser exagerado mas não está muito longe da realidade.

Minha questão é, porque só no futebol? Porque o brasileiro pode ser tão objetivo, tão analítico es só o é quando se trata de futebol? Psicólogos, sociólogos e outros estudiosos devem ter opiniões sobre o assunto, mas a verdade é que este país seria muito diferente, se essa atenção fosse dedicada a outros assuntos, mais importantes aos próprios interesses desse mesmo povo. Já pensaram se ele se interessasse, com essa dedicação, ao que ocorre no dia a dia do congresso?

E se a demonização de um político corrupto, ou mesmo incompetente, fosse tão dinâmica quanto foi com Dunga, talvez nossa política fosse um pouco mais útil. Os Sarneys, Renans, Malufs e similares perpetuam-se na vida pública devido à falta de interesse da grande massa do povo, omissa, indolente, individualista, ignorante..... Este estado de coisas é conveniente à classe política, não só nos rincões do nordeste ou da Amazônia, mas nos centros mais civilizados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Aliás os cariocas perpetuaram uma tendência suicida com seu voto tradicionalmente de “protesto”, com Brizolla e Garotinho. A qualidade do nosso ensino e instrução continuará pobre e fraco para impedir a participação da grande massa nas decisões políticas deste “gigante” eternamente adormecido. Lula se dá ao luxo de fazer sua demagogia internacional, para satisfazer seus assessores comunistas antediluvianos que vivem um desvairio internacionalista, com a sua “realpolitik” tupiniquim. Quem sabe Lula chegue a secretário geral da ONU....

Imaginem o que vai ser esse país, durante a realização da próxima copa.....

SEJAM CONSCIENTES QUANDO VOTAREM NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, ESCOLHAM O CANDIDATO INDEPENDENTE DO LULA OU DO FERNANDO HENRIQUE, ERREM HONESTAMENTE, OU CONVICTAMENTE, PELO MENOS. SEJAM PELO MENOS CAPAZES DE COMETER OS PRÓPRIOS ERROS.

sábado, 3 de julho de 2010

Uma luz?

Uma luz?

Terá surgido uma luz? A recente decisão do TSE, sobre a aplicabilidade da “lei ficha limpa”, dá uma esperança para a moralização do nosso processo político eleitoral. Como mero mortal, não tenho como saber se há novos recursos jurídicos, que possam invalidar ou postergar esta decisão. Podem ter certeza que os ”fichas sujas” não vão cair sem luta, vão tentar preservar seu “investimento” a todo custo, é nosso papel tornar esta luta inviável, não é possível retroceder.

Nosso judiciário parece funcionar de tempos em tempos, como tenho formação em ciências exatas, é difícil entender como 2+2 nem sempre resulte em 4, como ocorre em nossas regras jurídicas. Ontem foi divulgado, que o “Tuminha” conseguiu um Habeas Corpus, para o computador dele???!!!! Uma juíza concedeu para evitar que a polícia federal possa examiná-lo. Como se vê, quando se tem poder ou dinheiro, até para computadores ela dá Habeas Corpus. Eu fico me perguntando, simplório como sou, será que não dá para desconfiar que se alguém não quer que examinem seu computador, é porque há algo que o incrimine no mesmo? Aí surge outra indagação, será que eu sou mais atento que uma meritíssima juíza? Certamente não.

Realmente esse problema da interpretação das leis, é complexo e não é exclusividade de nosso judiciário, então como solucioná-lo, ou pelo menos amenizá-lo? Sempre que a decisão depende de uma única pessoa, a possibilidade de algum equívoco, honesto ou não, existe. A criação do conselho nacional de justiça, parece ser um bom e honesto passo para minimizar esta possibilidade, entretanto vemos uma resistência passiva e ativa à sua atuação. Porque dessa resistência? A resposta a essa questão é óbvia.

Eu não tenho a pretensão de ser alguém que vá oferecer soluções a estes problemas, quero sim provocar a indignação, dos meros mortais contra a caixa preta que se chama judiciário onde, dito por um douto jurista que conheço e respeito, a lógica e a razão são as molas mestras dos códigos que são a base de todo e qualquer sistema jurídico. O conceito de justiça é a mola mestra de qualquer sociedade organizada, sem ela não há ordem, não há respeito nem organização. O cinismo representado pela máxima que a justiça vale só para os poderosos e os de posse, é um veneno que contamina nossa sociedade, que dá segurança aos espertos, aos sem caráter, sem ética..... Nosso presidente não tem demonstrado que se julga acima da lei, quando despreza as punições a que foi submetido por violar as leis eleitorais? Quais outras leis ele desrespeitou? Qual mensagem ele manda para o povo em geral? Quando ele assim o faz, dá aval para todos os seus seguidores e subordinados, a desprezarem as leis vigentes. Já perceberam quantos defensores tem a Constituição, quando algum político se vê pego em alguma situação ilícita? Quem elaborou essa constituição? Eles mesmos.

Por isso essa luz é tão importante, vamos ver se o judiciário vai deixar a lógica e a razão prevalecer, sobre os interesses dos políticos “ficha suja”, que detém o poder, de fato e econômico, mantido por um sistema eleitoral moldado a sua conveniência e por um judiciário equivocado e muitas vezes corrupto.

ESTÁ EM NÓS CONTROLARMOS O RESULTADO ELEITORAL, QUE DEPENDE DIRETAMENTE DE NOSSA AÇÃO E DO CONTROLE DO JUDICIÁRIO PELOS SEUS PARES CORRETOS E HONESTOS.

Por traz da copa

 

Nada como uma copa do mundo de futebol, para distrair a atenção do povo, permitindo aos políticos praticarem suas falcatruas, sem chamar atenção. Não que eles temam as reações dos eleitores, mas fica mais fácil evitar que a mídia, muito mais interessada na audiência dos jogos da copa, se interesse por esses assuntos, criando eventuais embaraços.

Foi por isso que os ínclitos senadores se animaram a votar a lei da partilha dos royalties do futuro pré sal, na calada da noite. Ao mesmo tempo o ministro do STF Tófoli, invalidou a investigação do ministério público sobre os anos de falcatruas na assembléia legislativa do estado do Paraná, sob o pretexto de que não era competente para tal....... É necessário ter competência para denunciar todo este descalabro??!!!

Podem ter certeza de que, nas entrelinhas, notícias aparentemente inocentes vão passar despercebidas, com pouco ou nenhum destaque pelos meios midiáticos, já que a audiência estará concentrada no desenrolar da copa. Ai se o Brasil não for, até pelo menos, à semi final.........

Alguém tem se dado conta do que acontece com a lei da “ficha limpa”? As tentativas de torná-la inócua, pelo menos para esta eleição, os argumentos “jurídicos” invocados para alterar os tempos dos verbos, mudando o sentido e a aplicabilidade da lei, são uma clara demonstração de como os políticos consideram seu eleitorado, um bando de idiotas e omissos, que estão mais preocupados com os jogos da copa, do que se os candidatos têm ou não uma folha pregressa limpa e honesta.

Enfim é a época de ouro, para esta casta superior praticar a única atividade que justifica o seu investimento para ser eleito, cuidar dos próprios interesses. Nós eleitores somos apenas os meios para atingir os fins. Isto só mudará quando nós eleitores, nos dermos conta desta condição absurda. Enquanto isso basta prestar um pouco (bem pouco por sinal) de atenção, nas declarações destes senhores. Agora que os pré-candidatos à presidência transformaram-se em “pós”, vão soltar mais o verbo e comprometer-se-ão mais concretamente com as suas propostas de campanha. Veremos muitos beijinhos, tapas nas costas, sorrisos amarelos, enfim aquela mímica característica da qual só os políticos profissionais são capazes, que deixariam Marcel Marceau boquiaberto. São nestas ocasiões que compreendemos a longevidade da carreira política de um José Sarney......

Por falar nele, viram suas negativas espantadas, dizendo que não sabia da recontratação da empresa que presta serviços ao senado, apesar de ser devedora da mesma instituição que a re-contratou? Com quem acham que Lula aprendeu, a jurar que não sabia de nada sobre os atos dos seus, carinhosamente designados “aloprados”? Afinal “aloprado” é um “traquinas”, um “travesso”, não um criminoso, ou simplesmente LADRÃO. Afinal quem se lembra dessas “traquinagens”?

A principal característica do político profissional, é a total falta de vergonha e os que não são “sem vergonha”, com raras exceções, tem curta carreira. Meu sonho, para esta eleição, é ver um baixo índice de re-eleições, pois são pouquíssimos, os que podem postular serem re-eleitos com justiça. Por isso, curtam sua copa do mundo de futebol, mas não deixem de prestar atenção no que ocorre no meio político, entre um jogo e outro e tenham certeza que os dias de jogo do Brasil, serão os preferidos para os golpes e falcatruas mais caprichados, pois ninguém estará pensando em outra coisa que os craques, Dunga, táticas futebolísticas, deixando de lado qualquer coisa que os distraia disso. Porque será que o amor próprio, a auto estima desse grande povo, se limite ao desempenho de nossa seleção de futebol? Nelson Rodrigues já dizia que ser campeão mundial de futebol, era o único paliativo para nosso crônico complexo de vira latas, o atenuante para a famosa “Lei de Gerson” (que deve ser um cara legal e correto, marcado para sempre por aquela infeliz propaganda). Esse povo sofrido, ingênuo, que equivocadamente se julga “essperrto”, não é páreo para os reais praticantes dessa odiosa “Lei”. O país do “jeitinho”, assim o é porque este é o aval, do qual os políticos precisam para se perpetuar no poder. Ninguém captou isso melhor que LULA, que suplantou todos seus professores, deixados para trás com facilidade, dando uma aula insuperável de prática política e podem acreditar, que aprendeu rápido com o fiasco de sua “negociação” Iraniana, com mais um pouquinho de prática vai dar aulas no exterior, quem sabe será o próximo secretário da ONU? Um futuro premio Nobel da Paz? Já imaginaram isso?

Cuidado com o que ocorre por traz da Copa..........

NÃO REELEJAM, VOTEM COM CONSCIÊNCIA, SOMOS OS ÚNICOS RESPONSÁVEIS PELOS DESCALABROS DE BRASÍLIA.

quarta-feira, 24 de março de 2010

O complexo de Vira Latas

Esta sensação, que Nelson Rodrigues perspicazmente detectou como característica de nosso povo, explica muitas coisas que ocorrem em nosso país.

Nosso grande líder, com sua habitual esperteza, vale-se desta característica para manobrar rumo a sua permanência, direta ou indireta, no poder. O que o vira lata almeja? Comida, abrigo, sombra e água fresca. Vocês já tiveram um vira lata em casa? É um cão geralmente dócil, esperto, adapta-se facilmente às circunstâncias, tem saúde de ferro, come qualquer coisa, enfim é um sobrevivente pouco exigente, que em geral dá pouco trabalho a seus donos (ou governantes).

Há quem vá se indignar com esta comparação........ Porque? Que mal há em ser um vira lata? Eu tenho um em casa e é o mais adorável dos meus cães. Quando privilegiamos o outro, que é de raça, ele se conforma...... Ele não tem a pretensão de ser melhor que ninguém, ele convive com qualquer raça, ele é agredido, porém não agride, nem quando deixam claro para ele, que há outras raças, que merecem mais do que ele, ou porque são mais merecedoras, ou porque seriam mais fracas, ou perseguidas.

No projeto de poder de nosso grande líder, é necessário segregar os não vira latas, que não são tão dóceis, para que a grande maioria, de vira latas, não tenham idéias, desejos mais complexos e queiram, por exemplo, comer melhor, ir ao banho e tosa, ter uma caminha macia e cheirosa, enfim gozar os prazeres, que alguns não vira latas gozam.

Ele não quer que esta massa de vira latas, se transforme numa nova raça forte, que passe a ter idéias.

No dia que esta grande massa de vira latas, se transformarem numa nova raça forte, este país vai realmente mudar, não vai aceitar comer qualquer coisa, vai morder quem o prejudica e trata mal, vai morder os que os impedem de obter uma ração melhor, um acesso melhor ao veterinário, porque gastam o dinheiro em coisas mais proveitosas para si próprios.

Tenho ficado mudo nos últimos tempos, pelo espanto com a desfaçatez com que somos tratados por um novo "establishment" totalitário, que quer implantar uma nova sociedade, dividida, racista, castrada, ignorante. Quem estudou um pouco, conhece o dito, "dividir para conquistar".  Este "establishment" reacionário, travestido de ideais "socialistas" ultrapassados, que só sobreviveram no passado, pelo regime totalitário que os manteve, só tem chance de ter sucesso, num país ignorante como o nosso.

Paradoxalmente, a decisão de manter esse monte de vira latas ignorantes, foi tomada pela elite direitista, durante a nossa incompetente ditadura (ou mole, comparada com outras). Os que resistiram a esta ditadura, alguns com extrema valentia e desprendimento reconheço, perceberam que esta elite vetusta e reacionária, não teve uma idéia de todo mal, facilmente perceberam que o que acabou com os regimes "socialistas", foi o avanço inexorável do conhecimento, da informação. Os povos "socializados" começaram a ver que os demônios capitalistas, adaptaram-se melhor às necessidades dos povos a que subjugavam, enfim a qualidade de vida é mais importante, que a igualdade nivelada por baixo. Até porque, como descobriu o grande George Orwell, ele mesmo um ex "socialista", "alguns são mais iguais que os outros", em sua magnífica fábula, A Revolução dos Bichos (Animal Farm, no original).

Esta nova qualidade de vida, é cuidadosamente dosada por este novo "establishment" tupiniquim, em excesso custa muito e não sobram recursos, a serem desviados para financiar seu projeto de poder. O desvio sistemático destes recursos, institucionalizado nestes últimos 8 anos, tem sido de tal monta, que é impossível passar desapercebido. Criou  inevitavelmente um clima de impunidade, do qual se aproveitaram os simples gatunos, tipo Arrudas da vida, que se aproveitam do fato que não interessa ao "establishment", ir a fundo no deslinde desses assaltos menores com medo de aparecerem os grandes, que financiam seus planos de poder.

Qual é o principal empecilho? A imprensa, livre para expor esses escândalos, entretanto parte da imprensa tem financiamentos, concedidos por agentes deste mesmo governo a quem fiscalizam..... Daí explica-se porque depois de um primeiro momento de grande algazarra, o assunto vai morrendo, morrendo.........

Como vira lata não costuma incomodar seu dono, deixe ele quieto e de barriga cheia, disponibilize algumas migalhas a mais para ele ter a falsa impressão que está satisfeito, deixe ele quieto na sua sombra e água fresca........

Prestem atenção neste novo Plano de Direitos Humanos, que pretende "reorganizar" essa sociedade de vira latas, redefinindo todos os conceitos constitucionais, inclusive o de direito à propriedade. É uma tentativa sob-reptícia, dificilmente reconhecida por um simples e simplório vira lata.

A situação é bem mais grava do que parece e se a imprensa ou mídia, amordaçada pelos seus financiamentos governamentais, não esclarecer o que realmente está por trás deste "establishment", vamos perder tudo que alcançamos nos últimos 16 anos.

VAMOS LÁ VIRA LATAS, UNI-VOS NO VOTO DAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES, TENHAM CONSCIÊNCIA DE QUE SUA SOMBRA E ÁGUA FRESCA ESTÁ AMEAÇADA.......