segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Miopia

É interessante como costumamos ser míopes, quando lemos as notícias sobre o comportamento do nosso governo, em relação a suas relações internacionais. Não me julgo um "expert" nesse assunto, apenas procuro ler com atenção o que me cai na mão. Tenho o privilégio de ser fluente em alguns outros idiomas, além do sofrível domínio que tenho sobre o nosso.
Curioso e, até certo ponto, sedento por saber o que nos cerca nesse mundo conturbado, quando o tempo me permite, leio o que posso.
Observando o que acontece na Venezuela, me pergunto, será que ninguém tem nenhuma noção, do que aconteceu nos últimos 100 anos no mundo? Ainda acham que há lugar, ainda mais no nosso pobre e ignorante continente, para este tipo de regime retrógrado e , literalmente, BURRO?
A venezuela tem em comum conosco a ignorância e a pobreza, condições essenciais para ditaduras populistas, como esta, se instalarem. Eventuais leitores destas modestas linhas pensarão, mais um direitista retrógrado e aí se enganam, nem direitista, nem esquerdista, apenas alguém farto de ver as pessoas, recusarem-se a enxergar além de uns poucos centímetros, à frente de seus olhos.
Olhem para o que aconteceu com o dito "SOCIALISMO", nos últimos 100 anos, onde fracassou, onde obteve sucesso.
Fracassou nos regimes totalitários, assim como nos fascistas e direitistas, pois não lograram cumprir as promessas de redenção social. Diriam então, como se explica o sucesso da China? A china é um regime certamente autoritário, porém o pragmatismo chinês se sobrepõem a tudo. Enquanto o mesmo foi sufocado por Mao, a china foi um país superpopuloso e paupérrimo. A China hoje é um capitalismo disfarçado, com todos os defeitos do capitalismo, mas que permite o desafio pessoal do indivíduo crescer e se desenvolver, não vou entrar em outras considerações óbvias sobre os defeitos do seu sistema. Que outros esquerdistas, "progressistas", sobreviveram? Cuba? Coréia do Norte?
Chavez é o novo ícone dos nossos esquerdistas antidiluvianos. Será que a miopia crônica vingará? Não falo dos que, longe de serem míopes, vêem estas tiradas populistas, como um instrumento para atingir o poder, assim como Chavez. A miopia a ser criticada, é a que domina pessoas bem intencionadas. Pessoas informadas, que não podem ignorar que o seu almejado "SOCIALISMO", teve sucesso sim e não em poucos lugares, porém onde oteve sucesso, o fator essencial do mesmo foi a educação e como consequência a consciência política.
Esses fatores esenciais, não interessam aos esquerdistas e direitistas, sedentos do poder. Está em nós, o dever de corrigir a miopia dos bem intencionados, o esclarecimentos dos ignorantes. O grande perigo que corremos, são as reais intenções por trás da corrupção escancarada pelos escândalos intermináveis deste governo e de seu núcleo principal. No passado nossa corrupção era mais simples, mais prosaica, o objetivo era o poder economico, a obtenção de vantagens ilícitas.
Alguem se lembra, da tradução do termo PeTista "Campo Majoritário", para o idioma Russo?
BOLCHEVIQUE
Coincidência? Não creio.
Nenhum dos óbvios defeitos gravíssimos do Capitalismo, justificam a alternativa, tão ruim quanto, do Socialismo de conveniência. Estudem a experiência bem sucedida socialista, nos paises europeus. Estudem, leiam, informem-se, usem óculos, enfim façam a lição de casa.

Nenhum comentário: