domingo, 26 de agosto de 2007

Infindável acidente

Infindável acidente
Dia após dia, vemos esta sessão de masoquismo coletivo, com infindáveis entrevistas e acusações de parte a parte. A TAM opta, por razões óbvias, por culpar a pista, nisso está junto com a oposição. Será que esqueceram que Congonhas existe ha mais de 60 anos, que nestes 60 anos choveu forte "algumas" vezes, sem acidentes catastróficos como esse e com aviões infinitamente menos sofisticados. O governo, sim aquele do "top, top", culpa a aeronave ou, na falta de defeitos significativos, os pilotos. Os parentes das vítimas, se queixam da morosidade das autópsias, que para todos os efeitos está incrivelmente rápida, afinal até segunda tinham já reconhecido 194 vítimas, faltam cinco, já pensaram o que é juntar as peças, desse quebra cabeças macabro? Vamos lá, é talvez a única coisa eficiente que pudemos ver em muitos anos, em nosso país.
Será que algum dia vamos saber a verdade? Afinal ela pode ser uma simples fatalidade, isso ocorre sabem? A mãe estatística existe e é tão válida quanto a lei da gravidade. Deus, Alah e tantas outras divindades, tem mais o que fazer do que derrubar um avião cheio de inocentes. Quem os derruba são os incompetentes, que nunca serão punidos por isso, são decisões operacionais erradas, no momento certo, enfim muitos fatores que estão fora do nosso alcance, porém que são catalisados por esses incompetentes, por essas decisões erradas, porém tomadas sem intenção dolosa, ausente de culpa explícita. A menos que, numa nova teoria da conspiração, Bin Laden e a Al Qaeda tenham algo a ver?....
Não, eles também tem mais o que fazer.......
O triste, é que tudo indica que houve algo fundamentalmente errado, nas decisões tomadas pelos pilotos, naqueles segundos finais do fatídico vôo, sinto por suas famílias, seu sofrimento não deve diminuir com o reconhecimento dos seus corpos, mas como diz a suprema sabedoria popular, "shit happens..."
Afinal, alguém tem alguma dúvida, onde a corda vai arrebentar? Não vai ser na TAM, nem na AIRBUS e muito menos no Governo, que não tem oposição competente.
Por mim seria satisfatório, culpar a pista, sim um monte de asfalto especialíssimo, cheio de tecnologia, mas que respingaria significativamente neste governo inerme, mal caráter e mal "outras tantas coisas". Seria ideal, pouparia as famílias dos pobres pilotos, de serem achincalhados, pelos "top, tops" de plantão no Planalto, forçaria o novo ministro, a tomar medidas concretas, para sanar este caos aéreo.
O principal objetivo, na realidade, é o que se propõem os investigadores técnicos, descobrir, não os culpados, mas as causas reais desse acidente, para que no próximo, que certamente um dia vai ocorrer, as causas sejam outras, que os erros sejam novos e não repetidos, não ha nada mais burro que repetir os erros.
Sim, como fazemos a cada nova eleição........

Nenhum comentário: