quarta-feira, 30 de julho de 2008

Analfabetos

Depois dessa polêmica corrente, sobre a "Lei Seca", há os indignados defensores dos políticos analfabetos..... Será que os juristas não tem mais o que fazer? Defender que os analfabetos, possam se candidatar a um cargo eletivo é inacreditável, neste caso, ainda bem, a lei não permite que alguém totalmente analfabeto seja candidato, entretanto há vários graus de analfabetismo e a justiça eleitoral andou fazendo testes e recusando alguns dos futuros candidatos, o suficiente para sofrerem críticas, dizendo que um teste desta natureza humilharia o eventual semi-analfabeto....
Humilharia? Eu quando não me sinto habilitado a algum tipo de teste, evito faze-lo, pelo menos para preservar minha auto estima, assim se um semi-analfabeto, que mal sabe interpretar uma frase escrita, faria o que se eleito? Como redigiria um projeto de lei? Para que serviria tal indivíduo para a assembléia a que fosse eleito? Talvez como um instrumento de arrecadação de fundos para o partido, depois de eleito, por isso vimos uma defesa tão veemente, do direito "inalienável" de disputar o pleito eleitoral, de caciques dos partidos que tiveram candidatos recusados. Como é possível defender o ponto de vista de termos um vereador, deputado ou senador que mal saberia ler? Não que não existam vários atualmente em nosso congresso e assembléias, nem precisam ler nada, basta ouvi-los falando.
É inacreditável a cara de pau, de certos ditos defensores dos direitos individuais e da nossa constituição, dói ouvi-los falar asneiras de boca cheia, preocupados com a possível humilhação dos eventuais candidatos, reprovados num teste de aptidão na nossa língua. Humilhação sentimos nós, obrigados a ouvi-los, sendo subliminarmente chamados de idiotas.
Contam, com certeza, com um sistema judiciário perdido nas filigranas de um judicialês incompreensível, cujo rebuscamento em termos latinos castiços, representa um refúgio da interpretação de suas sentenças, por nós meros mortais.
POR FAVOR, INFORMEM-SE SOBRE SEUS CANDIDATOS ANTES DE VOTAREM, INCLUSIVE SOBRE SE SABEM REALMENTE LER. QUEM NÃO VOTA NÃO TEM DIREITO A RECLAMAR DE NADA.

Nenhum comentário: