terça-feira, 9 de setembro de 2008

Tortura democrática

Como é penoso ser um democrata...... Já tentou assistir o horário eleitoral? Não se salva nem 10% do que se ouve lá. Eu sei que é difícil, pois a teoria democrática, é que todos tem direito a postular um cargo eletivo, mas não haveria um padrão de conhecimento ou cultura, alfabetização mesmo, a ser seguido? Mesmo algum padrão de maturidade também, pois já presenciei alguns candidatos que mal tinham 18 anos, até aí nada contra, quanto antes você se conscientiza politicamente melhor, afinal não quero parecer contraditório, já que minha crítica primordial é a alienação política de nosso povo, mas acredito que para efetivamente representar um eleitorado, é necessário um mínimo de conhecimento, seja qual ele for, alguns candidatos sequer sabem se expressar, não quero falar de dominar o vernáculo, mas conseguir concatenar e expressar suas idéias.
Espero que pelo menos estejam se certificando que os candidatos sejam alfabetizados e que saibam algo mais, do que escrever o próprio nome. Afinal a constituição considera que para ser candidato, o indivíduo tem de ser alfabetizado.
Lembram daquele juiz eleitoral, que fez um teste de escrita e interpretação de texto, num grupo de candidatos a estas eleições? Foi um desastre, pelo que foi divulgado e até agora não desmentido. Como alguém pode se propor, a criar novas leis para melhorar a vida de seus constituintes, sem saber pô-las no papel?
Nosso presidente provavelmente discordará de mim (quanta honra!!), afinal ele parece não ser muito íntimo com as técnicas de redação e leitura. Ele entende mesmo é de divulgar seus feitos, nunca vistos antes na história desse país.........
Entretanto, para seu crédito, ele reconhece que só num regime democrático pleno (quase pelo menos), foi possível ser eleito e esta é a grande virtude do exercício da democracia, que vem com alguns conceitos que ainda devem ser se aprimorados, tal como definir um mínimo de qualificação para alguém pleitear e exercer um mandato representativo em nosso congresso, câmaras estaduais e câmaras municipais.
Enquanto isso, é preferível ser torturado e viver numa democracia......
SUBMETAM-SE A ESTA TORTURA E SAIBAM ESCOLHER, AO MENOS EM QUEM NÃO VOTAR.

Nenhum comentário: