terça-feira, 30 de setembro de 2008

Conscientização

A omissão é a maior arma do político, a maior causa da impunidade em qualquer lugar do mundo. É o motivo de termos sempre esta pecha de "idiotas", útil para a permanência dos políticos na cena eleição após eleição e isto não é um privilegio só nosso, algo semelhante ocorre na maior e mais rica democracia do mundo os E.U.A., normalmente demonizado como o "Império". O interessante é que o sistema educacional deles tem umas características, não tão ruins porém, parecidas com o nosso, ou seja a pobreza cultural, principalmente fora dos grandes centros, é enorme. Vá a uma capital de um dos estados secundários (não economicamente) como Tulsa no Oklahoma e tente achar alguma notícia de fora do estado, não digo nem de fora dos E.U.A.. Não vai achar nada, nem uma cópia do New York Times, será fácil de achar. O americano médio, principalmente do interior, é tão ignorante quanto nós, poucos sequer conhecem os políticos que os representam em Washington, até porque o voto não é obrigatório e olhe que eu não sou favorável ao voto obrigatório. A grande maioria que não vota, tem como característica algo muito comum por aqui a omissão. Quando as coisas vão mal, como agora por lá, todos reclamam mesmo os que não votaram, quem sabe na próxima eleição eles decidem escolher seu representante, para ter alguém para quem reclamar.
Como podemos observar, o exercício da democracia é trabalhoso, mas pelo menos pode-se pensar e agir por si próprio, nem sempre com sucesso é verdade, mas é inegável que há um prazer indiscutível e poder expressar suas idéias e convicções.
A conscientização é indispensável, os americanos estão provando as conseqüências da omissão, deixaram uma minoria gananciosa, esta não omissa, por no poder um presidente que é o seu instrumento, para atingir os fins, que são a causa real do que está acontecendo por lá.
O capitalismo tem este defeito fundamental, tudo é válido para atingir os fins, a única coisa que pode controlar e regulamentar esta característica, é a democracia consciente.
Ouvimos constantemente como esta crise pouco afetará nosso país, não vejo ninguém realmente explicar o porque disso. Eu sou um engenheiro, porém um economista curioso, leio muito do assunto procurando entender o que se passa por trás do "economês", o que ninguém diz claramente é que escapamos do olho do furacão, porque nossos juros são altíssimos e não faria sentido nossos bancos aplicarem dinheiro dos seus correntistas, a juros menores que os encontrados aqui, portanto nossos bancos não emprestaram dinheiro lá fora, ele tomam empréstimos mais baratos lá e emprestam mais caro aqui. Nem é dito que nosso sistema financeiro foi saneado, enfrentando a oposição dos atuais políticos no poder, nos anos 90. O atual governo pôs na presidência do Banco Central, um banqueiro de respeito, Tucano por sinal, que constantemente aumentou nossas reservas, sob críticas constantes, deixando nossa "burra" cheia, o que também nos ajuda muito a ficar longe do olho do furacão. Este é o maior mérito do nosso "presidente", aliás infinitamente mais inteligente que os seus "pares". Nunca vão reconhecer isto, o que explica este aparente "esquecimento", inclusive da mídia, financiada com benesses do governo, outro sinal da inteligência de nosso grande "líder"..
Como podemos ver, nem tudo é negativo neste governo, só a institucionalização da amoralidade administrativa e política, é que vai nos perseguir durante muito tempo ainda, fazendo-se necessário ter cada vez mais conscientização, para no futuro não elegermos um Bush tupiniquim, que conseguiu ser ofuscado por nosso "sapo barbudo", que saiu melhor que a encomenda......
DOMINGO PRÓXIMO, LEMBREM DAS PROPAGANDAS POSITIVAS DO T.R.E., E VOTEM COM CONSCIÊNCIA!!!!!! QUEM NÃO VOTA NÃO PODE RECLAMAR, CALE-SE PELOS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.

Nenhum comentário: