quinta-feira, 1 de maio de 2008

O Fantasma

Ultimamente tenho sido acometido por calafrios, é só prestar atenção nas entrelinhas (às vezes, nem tão nas entrelinhas), dos discursos de nosso presidente. Quantas vezes você ouviu-o negar a possibilidade de um terceiro (quarto, quinto.....) mandato? Tantas vezes quanto o faz, tantas ele fala na dificuldade, de conseguir fazer o que precisa, em dois.....
A cada dia que passa, me convenço que o político mais hábil, que tenho conhecimento em nossa história, se revelou na pessoa de um semi analfabeto, que nunca deve ter lido um livro completo na vida, mas que tem uma infinita capacidade, de aprender a arte da política, observando o que fazem tanto seus adversários como seus aliados.
Ele aprendeu o óbvio, que nem luminares do nosso espectro político parecem perceber, ou pelo menos não demonstram saber, que é ganhar o apoio, de quem realmente sustenta a manutenção do poder, os conglomerados (establishment) financeiros e industriais, que em última instância financiam e provêem o sustento físico (empregos, bens de consumo, alimentos) de qualquer regime, seja qual for o seu ideário político.
Porque tudo parece dar certo para esse governo? Uma certa dose de sorte existe, mas isso é só um fator acidental, o que realmente tem influenciado, é a visão correta do presidente, que só a estabilidade econômica, iniciada no governo anterior, manterá a sua popularidade em níveis tão altos. Esta popularidade é sustentada e constantemente divulgada, pelos conglomerados que o sustentam. Quando a CNT (Confederação Nacional do Transporte) patrocina constantes pesquisas que evidenciam esta popularidade (as outras confederações, Febraban, CNI preferem manter uma certa discrição), está fazendo uma propaganda de valor inestimável. Para quem o apóia é uma confirmação do acerto de sua escolha, para quem é contra, da uma idéia da inutilidade de combate-lo.
É inegável que a situação geral do país melhorou, os resultados na área econômica são reais, o que então estou eu fazendo, sendo sempre do contra, perguntariam. Já disse no passado que reconhecia um certo grau de preconceito, mas o que realmente me move é o medo do que está por trás de tudo isso, medo este que aflorou quando me dei conta do que realmente estava por trás do mensalão, o primeiro e mais sério escândalo.
O grande fantasma, é a manutenção da ignorância das grandes massas, através da manutenção de um sistema educacional medíocre, mola mestra da manutenção do país nesta penúria cultural, chave do sucesso de qualquer regime, mantido pelos votos de uma maioria que se contenta, com o mínimo necessário à sua sobrevivência.
A democracia é realmente um sistema imperfeito, mas ainda não descobriram nada melhor, temos de evoluir fazendo o povo se indignar, com o esbulho do seu dinheiro ganho tão suadamente, ele nem percebe que trabalha mais para o governo que para si mesmo. Sustenta estes movimentos dos "sem alguma coisa", como podemos ser contra estes movimentos? Afinal eles tem direito a ter alguma coisa, não? Vocês vão sentir o que isto significa, quando um "sem alguma coisa", achar que vc tem aquela "coisa" que está faltando a ele.
LEMBRE-SE DOS "SEM ALGUMA COISA", QUANDO VOTAREM NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES......

Nenhum comentário: