sexta-feira, 16 de maio de 2008

Dignidade

Como é raro a dignidade, entre os protagonistas do cenário político. Nesta semana presenciamos um raro episódio de um afastamento de ministro, de forma digna. A Ministra Marina Silva, mostrou que há um limite, para uma pessoa correta e digna, suportar a convivência com pessoas indignas e amorais, tais como as que compõem este governo.
Acredito mesmo que a permanência dela no cargo, se deveu mais ao seu idealismo e à esperança de atingir pelo menos parte de seus objetivos, que por qualquer apego ao poder, limitado é verdade, de seu cargo. Este é um ministério muito mais mímico, do que efetivo, existe porque o resto do mundo, o que importa pelo menos, tornaria nossa convivência com a comunidade internacional, extremamente difícil, pois a percepção da importância da preservação do meio ambiente, é cada vez mais evidente.
Nosso presidente, dentro de sua percepção (inteligente por sinal), sabe que para ser aceito por seus pares, no cenário mundial, tem de pelo menos dar a impressão de que se importa com o assunto e para isso Marina, com seu merecido prestígio de lutadora, foi muito útil. O presidente só não está acostumado a lidar com pessoas íntegras, por isso foi pego no contra pé. A ministra acertadamente escolheu o momento certo para sair, justo no momento em que recebíamos a visita da Primeiro Ministro da Alemanha, uma das mais fortes defensoras da preservação do meio ambiente.
Faz bem, ver uma pessoa de origem humilde, sofrida, vinda de uma das mais pobres regiões do país, falar um português impecável, sem um deslize perceptível, coisa rara em nosso semi analfabeto meio político. É de se admirar uma pessoa que venceu tantas barreiras e pelo próprio valor e atingiu o reconhecimento da sociedade. Ela é uma prova viva que não é necessário cotas racistas para atingir um bom grau de instrução e conhecimento, necessário sim é distribuição de renda e com a necessidade de mão de obra qualificada que temos, para desenvolver o país, ao empresário pouco importa a cor ou raça, o que ele quer é um trabalhador eficiente, qualificado e produtivo.
Pena existirem raríssimas Marinas da Silva, nesse governo medíocre.
LEMBREM-SE DAS ELEIÇÕES, PROCUREM NOVAS MARINAS DA SILVA.

Nenhum comentário: