sábado, 31 de maio de 2008

Vitória do bom senso

Às vezes as coisas dão certo. Nesta quinta feira, vimos a vitória do bom senso. É impensável que fosse tolhido, o desenvolvimento de pesquisas tão importantes para o desenvolvimento humano, como o uso de células tronco e sua utilização no desenvolvimento de curas a doenças, ou danos de acidentes, atualmente sem nenhuma possibilidade de cura ou melhora.
É um marco na direção de consolidar, nosso estado como laico. Tenho pesquisado ha algum tempo, a existência de algum estado não laico e desenvolvido tanto social como tecnologicamente e confesso que não encontrei nenhum, minha pesquisa pode ser falha, se assim o for, agradeço ser informado.
Na verdade acredito que o desenvolvimento tecnológico e a religiosidade, trilham caminhos diversos e que não deveriam ser conflitantes. Os dogmas religiosos, em principio, são voltados para o bem, os desvios são por conta dos seus supostos fiéis, vide os islamismo, tão em evidência nos dias de hoje, o Korão em nenhum lugar faz a apologia do terrorismo, do suicídio, das barbaridades que são cometidos em seu nome, apenas supostos seguidores interpretam o mesmo, às suas conveniências políticas.
A discussão estéril e sem sentido, sobre se as células tronco são ou não uma vida em curso, é tão importante como discutir sobre o sexo dos anjos. A mim me parece que esta discussão tem o propósito, de por em evidência os vários movimentos religiosos, ávidos por auto divulgação na mídia. Deus, como é descrito, em sua infinita misericórdia se preocuparia muito mais com o sofrimento dessas pessoas, com doenças sem cura, deficiências passíveis de correção, do que com essa defesa obscurantista, sobre qual seria o sexo dos anjos. Além disso Ele, em sua infinita sabedoria, poderia estar por trás desses cientistas, viabilizando uma forma de amenizar ou eliminar tanto sofrimento, isso não estaria mais dentro da imagem, de uma entidade como Ele? Porque não acreditar, que Ele mesmo não estaria por trás de todos esses gigantescos passos, em direção a uma vida melhor?
Eu não escondo meu agnosticismo convicto, mas respeito as crenças dos que de mim discordam. Eu firmemente acredito, que esta é a chave para a convivência pacífica entre as pessoas. No passado, os conflitos tinham origem em diferenças de crenças políticas, como a bipolarização da guerra fria, com o desaparecimento desta, voltou-se para o conflito entre crenças religiosas, muito mais perigoso.
Torçamos para a iluminação e inspiração desses cientistas fantásticos, seja por qual entidade for, o importante é o resultado final, que resulte numa qualidade de vida melhor para milhares de sofredores mundo afora.

Nenhum comentário: