quarta-feira, 26 de março de 2008

Preconceito

Porque o governo Lula é tão significativo e polêmico?
Eu não tenho a pretensão, de ser um luminar que enxerga mais, que muita gente mais capaz que eu, com formação em ciência política, com muito mais vivência política, matéria da qual sou um mero diletante interessado. Digo isso para calar um eventual leitor que, com uma certa razão, vai me julgar um pretensioso.
Em minha opinião, Lula desperta paixões, prós e contras, pois ele é surpreendentemente hábil politicamente, dada sua experiência política como líder sindical, que é muito eficiente como formação para o exercício da política, assim como o Kart o é pra a formação de pilotos para a fórmula 1 e acreditem, ele é um Schumaker da política. Eu acredito que seus colegas políticos, que se julgavam muito mais espertos, não se conformam com sua desenvoltura.
Ele é totalmente amoral, tal como seus pares, ele é extremamente hábil em se esquivar de problemas que possam compromete-lo, sabe como ninguém falar a língua do "povo". Fala de uma maneira que se for contestado, transforma-se instantaneamente em uma vítima do preconceito das "elites".
Engraçado, eu estou longe de participar de qualquer elite que seja, eu sou um simples brasileiro que teve a sorte de ter um pouco mais de instrução, do que o resto dessa população ignorante, que sustenta maravilhada, seu benfeitor.
Eu não me considero uma pessoa preconceituosa, mas não nego que me irrita ouvi-lo falar, no seu português claudicante, como 95% do resto da população, daí talvez a facilidade com que consegue a atenção das massas.
Ele e sua corja, sabem muito bem onde gastar o dinheiro público, sabem que enquanto esse dinheiro for gasto em assistencialismo, vão ter uma massa de votos importantíssima. Daí pensarem antes em restringir o crédito para bens de consumo durável, que de mais a mais ainda estão longe da grande massa do povo, antes de controlar os gastos do governo com assistencialismo. Parecem ter hesitado e prosseguir nesta restrição, pois o "establishment" industrial, que o sustenta, rosnou raivosamente e ele que não é bobo, segurou seu patético ministro da fazenda, que como sempre desdisse o que havia dito. Até mesmo Lula, sabe que só o sustentáculo dos miseráveis não basta, ele é pragmático o suficiente, para preservar o seu sustentáculo material/financeiro, afinal ele inteligentemente criou condições para que seus patrocinadores tivessem lucros como nunca tiveram, nestes últimos seis anos. Alguém viu, neste período, a Globo ataca-lo, a Febraban ou a Federação das Industrias investir contra seu governo? Fora algumas críticas contra as taxas de juro, nada, no máximo silêncio.
Ele é um semi analfabeto, assim como 95% da população, mas é muito inteligente, o suficiente para usar o preconceito com que é tratado, a seu favor. Se não nos conscientizarmos disso, ele vai fazer o seu sucessor, para poder voltar ao poder, depois de um mandato tampão do mesmo.
Portanto estas eleições que se aproximam, são muito mais importantes do que parecem, são uma prévia do que vai acontecer nas eleições de 2010.
Esqueçamos o preconceito, levemos a sério quem merece ser levado a sério, votem conscientemente.

Nenhum comentário: