sábado, 4 de julho de 2009

Ilusionismo

Nós vivemos num clima ilusionista, a cada dia que passa, me sinto como se estivesse num filme de ficção, num show de ilusionismo. Tudo que presenciamos parece estar num clima irreal, não há mais qualquer pudor em ser considerado corrupto, as justificativas são as mais descaradas, primárias mesmo, sinal de que estão se "lixando" pelo que possamos pensar "deles".

A mídia tem seu mérito na exposição desses escândalos, mas ha algo atrás disso, ela parece ter descoberto uma fonte inesgotável de audiência, único objetivo a ser perseguido. Não é possível prosseguir no assunto até o fim, por duas razões primordiais, primeiro o assunto pode cansar a audiência, que só se interessa pelos lances iniciais e principais, segundo porque os denunciados, geralmente são poderosos geradores de anúncios, seja através do anunciante mor, o governo, seja pelas empresas que eles mesmo controlam, estatais ou privadas.

Os escândalos sucessivos demonstram o quanto somos desprezados, por quem colocamos no congresso, uma vez a cada quatro anos somos cortejados, paparicados, cuidam para não serem expostos negativamente pela mídia. Ano que vem é ano de eleições, podem apostar que esta exposição constante diminuirá, primeiro serão um pouco (pouco mesmo) mais cuidadosos em se expor, segundo a mídia será um pouco mais contida, afinal não podem abrir mão da receita milionária da propaganda eleitoral.

Quem tinha alguma ilusão, quanto ao caráter e retidão do grande Sarney, o maior ilusionista de todos? Perto dele, o "Mister M" é um amador iniciante, qualquer pessoa que tenha um mínimo de interesse no que ocorre na nossa política, sabe há décadas que ele é o que de pior existe, na nossa classe política dominante. Ele é senador por qual estado? Ele sequer mora no estado que representa. Porque seria não?

Nessa semana que passou, o conselho de "ética" da câmara inocentou aquele "deputado do castelo", lembram-se dele? Alguém teve o desprazer de ouvir as justificativas dessa decisão? Eu infelizmente ouvi, daí o clima de ilusionismo, parece que não estamos vendo o que vemos, será que é uma ilusão? Um quadro humorístico do Casseta e Planeta, do CQC, ou da Rádio Sucupira? Quem já viu esses programas, às vezes se admira como os visados pelas piadas, algumas pesadas, não protestam, não processam por infâmia e difamação a emissora, ou o redator dos textos? Porque não acreditam que os espectadores, os ouvintes, lembrar-se-ão de algo depois das boas gargalhadas, falem mal mas falem de mim. Alguém já viu o Maluf indignar-se com alguma pergunta desrespeitosa? Não e nunca verá. Certo estava aquele deputado, (Sérgio o que mesmo?) que se LIXA por nós, ele sabe das coisas, será um futuro Sarney talvez. È, nos somos idiotas mesmo, LIXO talvez.

Os ilusionistas do congresso, seguirão em frente, certos de que seguirão fazendo sucesso em ter audiência, satisfazendo a mídia e os espectadores, que continuarão a assistir os noticiários, como aperitivo para a novela das 8, todos felizes por ter um intervalo nas suas preocupações do dia a dia, preocupações essas infinitamente mais importantes que o que ocorre no congresso, que afinal serve para nos divertir, dando assunto para programas cômicos, redigidos por pessoas que sequer precisam ser criativas, afinal tem o congresso como fonte de inspiração.

ANO QUE VEM TEMOS ELEIÇÕES, VOCÊS QUEREM CONTINUAR A RIR DE SI MESMOS, DAS COISAS TRÁGICAS OU DAS REALMENTE ENGRAÇADAS?

Nenhum comentário: