segunda-feira, 14 de abril de 2008

Vitalício

Há alguns dias, fui questionado do porque de minha aversão a LULA, parei então para refletir na resposta adequada e aí tive que meditar mais profundamente.....
A raiz de minha aversão, no passado, devo reconhecer, era um certo preconceito de que uma pessoa ignorante não seria adequada a gerir um país como o nosso. Num primeiro momento, depois de sua eleição, me encontrei gratamente surpreso, afinal ele teve o bom senso de não jogar os inegáveis (até para ele) avanços na estabilização de um renitente gigante instável, chamado Brasil. Tive de reconhecer que ele, ao contrário de Sarney, um suposto intelectual nordestino (??), vulgo Marimbondo de Fogo, literato, membro da Academia Brasileira de Letras, entendeu que teria um lugar na história (nunca antes, na história deste país....) como um Lech Walesa bem sucedido, feito este admirável por si só.
Mas durou pouco esta impressão auspiciosa. Veio então o escândalo do Mensalão, Waldomiro Diniz, José Dirceu e por ai foi....
Apesar do argumento que todos fazem o mesmo, que sempre fizeram, etc. antes faziam com um certo cuidado, com um certo pudor, evitando serem expostos demais na mídia, mas os tempos haviam mudado e o semi analfabeto, que sequer lê gibis, tinha uma visão perfeita da grande massa da população, de onde vinha e que proporcionou-lhe uma visão perfeita, do que importa ou não para eles. Ou seja (outra frase predileta do presidente), proporcione um pouco de comida e um troco mínimo no bolso deles, que o resto perde importância. Pouco importa se acusarem o Presidente das maiores falcatruas, se ele negar e mantiver o assistencialismo, ninguém vai sequer prestar atenção nas denúncias.
Essa visão foi se confirmando e deu características, ao seu revestimento de Teflon, que assombraram até mesmo à Dupont, inventora desse material. Nada mesmo, adere ao Presidente, assim a ele tudo é permitido e se as coisas continuarem nesse compasso, teremos um Presidente Vitalício, nisso ele é infinitamente mais esperto que Chaves, que se acha o mais esperto de todos. LULA o utiliza como balão de ensaio, para ver o que deve fazer e o que não deve.
Porque da minha aversão? Eu ainda acredito que a alternância do poder é um fator imprescindível ao exercício da Democracia, que com todos os seus defeitos, ainda se mostra o único regime político com possibilidade de dar alguma qualidade de vida ao povo.
Minha aversão mais se aprofunda, quanto mais vejo sinais, que o desprezo dele e sua camarilha, por todos nós, cresce a cada dia. Haja visto os elogios, a dois indubitáveis escroques da nossa política, a alguns dias atrás. Ele sabe que quem o re-elegeria, pouco se importa com essas figuras, desde que não mexam com suas bolsas ajuda.
O mais perturbador, é que a mídia, em sua grande maioria, teve seu silêncio comprado, com benesses financeiras (vide os financiamentos de pai para filho, que a Globo conseguiu para sair de seus enormes apertos financeiros) e se grandes conglomerados da mídia, podem ser sutilmente silenciados, que diria dos pequenos, a mídia na Democracia, é uma das únicas ferramentas de pressão, fora as eleições, contra os desmandos de um governo autoritário e corrupto. E a mídia radiofônica e televisiva, tem um papel preponderante num país onde há alunos na terceira série, que ainda não foram alfabetizados, como vimos em reportagens na televisão.
É, o Presidente e sua camarilha, tem definitivamente, um plano claro de se perpetuar no poder, sem fazer grandes marolas, sem chamar atenção. Definitivamente, a cada dia que passa, cresce a minha aversão, em meio a calafrios......
LEMBREM-SE, NESTE ANO HÁ ELEIÇÕES, VOTEM COM UM MÍNIMO DE CONSCIÊNCIA.

Nenhum comentário: